Gondar: a última capital do Império Etíope

A terceira cidade que conhecemos na Etiópia foi Gondar, a última capital do Império Etíope, cheia de história e edificações maravilhosas.

Ficamos hospedadas no lindo Goha Hotel, que além de conforto e boa comida, nos ofereceu uma vista incrível!

Como nas outras cidades visitadas, chegamos ao nosso hotel, fizemos o check-in e já saímos para nosso dia de passeio por essa cidade inesquecível.

IMG_3055
Nossa cervejinha com vista no final da tarde

 

  • Cidade Fortificada de Fasil Ghebbi

A Cidade-Fortaleza de Fasil Ghebbi é uma citadela cercada por uma muralha de 900 metros de comprimento, fundada pelo imperador Fasilides e residência dos imperadores etíopes entre os séculos XVI e XVII.

DSC06620

 

mapa de Fasil
Mapa da Fasil Ghebbi

Os muros de Fasil Ghebbi abrigam o castelo do Imperador Fasilides, o palácio do Imperador Iyasu I, o hall do Imperador Dawit III, o castelo da Imperatriz Mentewab, uma sala para banquetes, estábulos, jaulas para animais, uma chancelaria, uma biblioteca, várias pontes e três igrejas. A arquitetura de tais prédios é impressionate e tem influências hindus e árabes.

IMG_2668
Complexo de castelos

IMG_2676

IMG_2882
O castelo da imperatriz
DSC06665
Com Carolzinha, a minha melhor companhia de viagem

A citadela tem uma área de 70.000 m2 e foi declarada Patrimônio Mundial da UNESCO em 1979.

IMG_2821
A vista de dentro da jaula dos leões do imperador

 

  • Banho e Piscina do Imperador Fasilides

O banho do Imperador Fasilides é uma grande piscina retangular anexa a um pequeno prédio, que alguns acreditam ter servido como casa de férias para o imperador. Acredita-se que o local foi utilizado não apenas por Fasilides, como também pelo Imperador Iyasu I.

IMG_2978
Entrada para o Banho

O muro que cerca o local é parcialmente coberto por raizes de árvores gigantes, que tornam a visita mais mais interessante.

IMG_2994

A piscina foi construída para banhos, mas também para propósitos religiosos. E essa cultura de estende aos dias de hoje quando, uma vez ao ano, acontece o festival Timkat: a piscina é preenchida com água que, por sua vez, é benzida por um bispo e a multidão participante pula na água (muitas vezes, de cima das árvores), tornando a celebração uma grande festa. O Timkat acontece para relembrar o batismo de Jesus no Rio Jordão.

IMG_3024

 

  • Igreja Debre Berhan Selassie

A Igreja Debre Berhan Selassie também é Patrimônio Mundial da UNESCO, sendo considerada parte do complexo de Fasil Ghebbi (apesar de se localizar fora dos muros da cidade fortificada).

IMG_2919IMG_2939

O prédio da igreja é uma construção simples de pedras, mas o que a faz especial é seu interior, que abriga belíssimos exemplos de arte cristã etíope, pintados no Segundo Estilo Gondarino.

O interior da igreja apresenta pinturas de passagens bíblicas do chão até o teto, todas feitas em tons vibrantes e alegres. O nosso guia nos leva pelas histórias de cada pintura, tornando nossa experiência ainda mais rica.

IMG_2952

O teto da igreja é, para mim, a parte mais interessante, além de ser a mais conhecida. Nele, foram pintados mais de cem anjos querubins, olhando de cima para quem visite a igreja.

IMG_2965

É importante salientar que a igreja de Debre Berhan Selassie é uma das únicas 4 igrejas de Gondar a permanecer intacta após a Segunda Guerra Ítalo-Etíope, quando a tentativa de invasão italiana destruiu 40 das 44 igrejas da cidade. Ao todo, pelo país, os italianos destruíram 2000 igrejas.

A tentativa de invasão italiana foi fracassada, como fracassaram todas as tentativas de colonização da Etiópia por qualquer outro povo.

A Etiópia continua sendo o único país africano a não ser colonizado, mantendo intacta sua cultura e história.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s