A terceira cidade que conhecemos na Etiópia foi Gondar, a última capital do Império Etíope, cheia de história e edificações maravilhosas.
Ficamos hospedadas no lindo Goha Hotel, que além de conforto e boa comida, nos ofereceu uma vista incrível!
Como nas outras cidades visitadas, chegamos ao nosso hotel, fizemos o check-in e já saímos para nosso dia de passeio por essa cidade inesquecível.

- Cidade Fortificada de Fasil Ghebbi
A Cidade-Fortaleza de Fasil Ghebbi é uma citadela cercada por uma muralha de 900 metros de comprimento, fundada pelo imperador Fasilides e residência dos imperadores etíopes entre os séculos XVI e XVII.

Os muros de Fasil Ghebbi abrigam o castelo do Imperador Fasilides, o palácio do Imperador Iyasu I, o hall do Imperador Dawit III, o castelo da Imperatriz Mentewab, uma sala para banquetes, estábulos, jaulas para animais, uma chancelaria, uma biblioteca, várias pontes e três igrejas. A arquitetura de tais prédios é impressionate e tem influências hindus e árabes.



A citadela tem uma área de 70.000 m2 e foi declarada Patrimônio Mundial da UNESCO em 1979.

- Banho e Piscina do Imperador Fasilides
O banho do Imperador Fasilides é uma grande piscina retangular anexa a um pequeno prédio, que alguns acreditam ter servido como casa de férias para o imperador. Acredita-se que o local foi utilizado não apenas por Fasilides, como também pelo Imperador Iyasu I.

O muro que cerca o local é parcialmente coberto por raizes de árvores gigantes, que tornam a visita mais mais interessante.
A piscina foi construída para banhos, mas também para propósitos religiosos. E essa cultura de estende aos dias de hoje quando, uma vez ao ano, acontece o festival Timkat: a piscina é preenchida com água que, por sua vez, é benzida por um bispo e a multidão participante pula na água (muitas vezes, de cima das árvores), tornando a celebração uma grande festa. O Timkat acontece para relembrar o batismo de Jesus no Rio Jordão.
- Igreja Debre Berhan Selassie
A Igreja Debre Berhan Selassie também é Patrimônio Mundial da UNESCO, sendo considerada parte do complexo de Fasil Ghebbi (apesar de se localizar fora dos muros da cidade fortificada).
O prédio da igreja é uma construção simples de pedras, mas o que a faz especial é seu interior, que abriga belíssimos exemplos de arte cristã etíope, pintados no Segundo Estilo Gondarino.
O interior da igreja apresenta pinturas de passagens bíblicas do chão até o teto, todas feitas em tons vibrantes e alegres. O nosso guia nos leva pelas histórias de cada pintura, tornando nossa experiência ainda mais rica.
O teto da igreja é, para mim, a parte mais interessante, além de ser a mais conhecida. Nele, foram pintados mais de cem anjos querubins, olhando de cima para quem visite a igreja.
É importante salientar que a igreja de Debre Berhan Selassie é uma das únicas 4 igrejas de Gondar a permanecer intacta após a Segunda Guerra Ítalo-Etíope, quando a tentativa de invasão italiana destruiu 40 das 44 igrejas da cidade. Ao todo, pelo país, os italianos destruíram 2000 igrejas.
A tentativa de invasão italiana foi fracassada, como fracassaram todas as tentativas de colonização da Etiópia por qualquer outro povo.
A Etiópia continua sendo o único país africano a não ser colonizado, mantendo intacta sua cultura e história.